TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS EPILEPSIAS PARCIAIS
 
6. Ressecções centrais (foco localizado no lobo central)
de um lobo cerebral)
(Quais são os sintomas da epilepsia?)

Embora o cérebro seja um órgão de extrema importância, algumas partes do cérebro são mais importantes do que outras. As áreas de máxima importância no cérebro que podem tornar-se focos epilépticos são: a área motora (responsável pela movimentação da metade oposta do corpo) e a área de linguagem (responsável pela capacidade de expressar palavras, frases e pela compreensão das palavras e frases ouvidas e objetos observados). É muito importante preservar essas áreas durante a remoção do foco epiléptico, especialmente quando o foco está muito próximo ou na área motora ou área de linguagem.
A área motora está localizada no giro pré-central, entretanto nem toda a extensão do giro pré-central é responsável pelos movimentos. Para realizar cirurgias nas proximidades da área motora sem causar danos ao paciente, é necessário saber com exatidão a localização dessa área dentro do giro pré-central. A área motora pode ser determinada durante a cirurgia por meio de aplicação de pequenas correntes elétricas no giro pré-central

 

Figura 72

 

6a) Glioblastoma multiforme


Figura 73 - Ressonância nuclear magnética pré-operatória.


Figura 74 - Fotografia intra-operatória demonstrando a lesão (a etiqueta branca indica o local do giro pré-central responsável pelo movimento da mão esquerda).


Figura 75 - Ressonância nuclear magnética realizada 6 meses após a cirurgia (a paciente foi submetida à radioterapia e quimioterapia depois da cirurgia) demonstrando bom controle da lesão.

6b) Oligodendroglioma

 

Figura 76 - Ressonância nuclear magnética pré-operatória revelando o tumor acometendo o giro pré-central direito.

 

Figura 77 - Fotografia intra-operatória demonstrando a lesão acometendo todo o giro pré-central direito (a etiqueta branca indica o local do giro pré-central responsável pelo movimento da mão esquerda, também acometido pelo tumor).

 

Figura 78 - Tomografia computadorizada de crânio pós-operatório demonstrando a ressecção parcial do tumor para preservar os movimentos da mão esquerda.

 
6c) Cavernoma
 

Figura 79 - Ressonância nuclear magnética de crânio revelando hematoma no local da área motora.

 

Figura 80 - Fotografia obtida durante a cirurgia. Não se observa a lesão, porém o giro pré-central encontra-se mais “largo” do que o habitual , denotando a existência de uma lesão no seu interior.

 

Figura 81 - Após realização de ultrassonografia intra-operatória, a lesão foi identificada dentro do giro pré-central.

 

Figura 82 - Fotografia intra-operatória obtida após a ressecção total da lesão. O paciente não apresentou nenhum déficit motor no período pós operatório.